Terça, 29 de Abril de 2025
15°C 21°C
São Paulo, SP

Com mais de 177 mil habitantes, Penha completa 354 anos

A origem do nome vem de penhasco, penedo.

08/09/2021 às 23h11 Atualizada em 09/09/2021 às 00h05
Por: Penha News
Compartilhe:
 Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha. Com 339 anos, fundada em 1682, no século XVII, considerada a mais antiga do bairro. / Foto: Daniel Lemos
Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha. Com 339 anos, fundada em 1682, no século XVII, considerada a mais antiga do bairro. / Foto: Daniel Lemos

Um dos bairros mais antigos de São Paulo, foi fundado pelos irmãos Nunes Siqueira, os padres Mateus e Jacinto, que por serem herdeiros de  uma sesmaria – abrir – conseguiram as escrituras dos terrenos locais daquela época, em 1628, no século XV, o padre Jacinto Nunes aparece como protetor de Nossa Senhora da Penha.

Também celebrado hoje (8), o dia da natividade de Nossa Senhora da Penha, pelo calendário católico, o bairro têm igrejas históricas que fazem parte da realidade deste bairro típico paulistano. Em 1667, no alto da colina, a Penha passou a ser percebida na província de São Paulo. Com o título de freguesia, depois de Santo Amaro, na região da zona sul, o bairro é considerado um dos mais antigos da cidade.

Entre olhar para o chão em alguns pontos e perceber que o aumento de roubo de tampas de ferro aumenta, árvores por entre os fios ou mesmo vazamentos e obras por algumas ruas históricas, nesta data especial, no aniversário do bairro, fizemos a estreia de uma galeria de fotos de pontos históricos do bairro e de lugares que são importantes e fazem parte da história de um dos bairros mais antigos da cidade, que em 2022, completa 468 anos.

Fizemos uma edição especial com alguns dos pontos principais desta data histórica para o nosso bairro e o que os penhenses e os que moram por aqui podem curtir e ao mesmo tempo ter uma aula de história nos principais pontos históricos do bairro.

Fotos: Daniel Lemos - Penha News

A   1)Lenda do Viajante Francês –  Uma lenda que faz parte da história do bairro. Seguindo de São Paulo para o Rio de Janeiro, um francês e católico devoto carregava consigo uma imagem de Nossa Senhora. Quando ele chegou no alto da colina, dormiu por uma noite, e no dia seguinte, quando voltou ao seu trajeto sentiu falta da imagem. Quando voltou, ele encontrou uma estátua de uma santa lá no alto. No dia seguinte, durante um sono, a estátua sumiu novamente e quando ele retornou a estátua lá estava. O que para ele foi interpretado como uma vontade divina que a santa havia escolhido um local para se estabelecer.

<

v  2) Crescendo como povoamento do Distrito, em 1667 foi finalizada a igreja Nossa Senhora da Penha. Um século depois, em 1796, o bairro foi promovido à Paróquia de Nossa Senhora da Penha de França. Considerada as duas primeiras paróquias de São Paulo desmembradas, junto com a Paróquia da Freguesia do Ó, o bairro é lendário pelas igrejas monumentais.

 

3) Santuário Eucarístico Nossa Senhora da Penha. Com 339 anos, fundada em 1682, no século XVII, com 14 anos de diferença, a igreja foi a primeira a ser construída no bairro.

 4) Basílica da Penha – Em 15 de dezembro de 1957, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, o 15º Bispo da Arquidiocese de São Paulo, coloca a pedra fundamental para a construção da nova igreja da Penha, dirigida pelos padre redentoristas. A  primeira missa realizada na Basílica da Penha foi em 1967, dez anos depois, uma missa de Natal, no mês de dezembro.

 

 

5) Igreja do Rosário dos Homens Pretos – Construída na parte de trás da igreja mais antiga do bairro,  em 1902, pela Irmandade dos Homens Pretos, a Igreja do Rosário, localizada no Lardo de mesmo nome,  é um símbolo de resistência negra no bairro.

 

 

6) Terminal da Penha – um dos quatro terminais que fazem parte da área 3, Nordeste e que têm mais outros três: Aricanduva, São Miguel e A.E Carvalho. Ao todo 10 linhas operam no terminal da Penha.

7)Mercado  Municipal da Penha – Inaugurado em 20 de Janeiro de 1971, com 49 anos, é considerado um dos mercados antigos mais famosos da zona leste. Em 1988, o Mercadão da Penha passou por um incêndio que danificou as estruturas, voltando a funcionar sei anos depois, em 1988. Ao todo o mercadão têm 39 boxes.

 

8) Centro Cultural Penha –Com quatro andares, o prédio construído na década de 70, sofreu ampla reforma e em Dezembro de202 fundou o Espaço Cultural Mário Zan. Além disto, conta com a Biblioteca José Paulo Paes, com um acervo de mais de 34 mil itens o Teatro Martins Pena e Fab Lab Livre SP.

 

9) Seminário da Penha – Final da década de 40, os católicos queraim um convento  no bairro por ter muitas igrejas, então - em 1950, cria-se o Seminário da Penha composto por redentoristas. Em 1990 funcionou o Hospital Nossa Senhora da Penha, e que depois foi fechado.

 

 

 

 

 

 

 

 

10)  A construção do trecho Vila Prudente – Penha, terá 8,3 quilômetros de extensão e oito estações, no primeiro trecho. Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa, Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Nova Manchester e Aricanduva que fará ligação com a estação Penha (Linha 3 -Vermelha). Em 2014 foram prometidas as outras estações da Penha De França (Praça Dona Micaela Vieira), Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra, completando 14 estações e 15,5 km.

 

11) Pontilhão Ferroviário da Penha – Atualmente fazendo parte da Linha 12 Safira da CPTM (Brás – Calmon Viana) e têm 12 estações.  A ponte de ferro é um dos pontos de passagem dos trens e pedestres que entram e saem do bairro pela Rua Coronel Rodovalho Júnior.

Lenium - Criar site de notícias